quinta-feira, 8 de julho de 2010
Alongar antes ou depois dos exercícios
O alongamento
O alongamento das fibras musculares promove maior amplitude articular, provocando maior liberdade de movimentos para corpo. Não altera em nenhum grau a temperatura corporal e não prepara o corpo para o exercício, diferentemente do que muitos acham e fazem.
Por esticar as fibras musculares, a musculatura não exerce pressão suficiente nos tendões para manter as articulações estáveis e dão maiores liberdades as articulações. Esses são fatores que contribuem com os riscos de lesões articulares muito comuns nos tornozelos, ombros e punhos.
Benefício do alongamento
Diferente do que se imagina o alongamento NÃO está associado a uma atividade de “relaxamento”. Causa estímulos na musculatura, mesmo que pequenos e assim promove a hipertrofia.
É um tipo de atividade adequada para pessoas de idade mais elevada ou com algum tipo de limitação muscular, pois pode aumentar a força devido à hipertrofia provocada por esses pequenos estímulos. Assim melhorando a qualidade de vida no dia-a-dia desse grupo de pessoas.
Para os que treinam pesado, alongar após o treino é bom para manter a amplitude articular, estimulando mais fibras durante o treino com pesos, assim mantendo sempre bons ganhos de massa.
Malefícios do alongamento para o exercício
Os exercícios de impacto solicitam altamente as articulações do nosso corpo como: caminhada, corrida, esportes de quadra, MUSCULAÇÂO e outros. Como citado acima, o alongamento causa uma frouxidão nas articulações, podendo desestabilizar o movimento causando luxações e torções que podem levar a ruptura de tendões e fibras musculares.
O recrutamento das fibras musculares durante o alongamento pode prejudicar o rendimento da força durante os exercícios. O alongamento se torna um estímulo mecânico prévio, assim levando as fibras musculares a certo desgaste e durante a solicitação da sua força máxima ou próxima disso, o rendimento pode ser prejudicado devido a essa lesão na estrutura das fibras.
Conclusão
Se seu caso é treinamento de hipertrofia, força ou de impacto. Evite fazer alongamento antes dos exercícios, eles podem comprometer seus resultados ou até mesmo levar a você a uma lesão. Procure alongar após o treino para ter uma recuperação mais adequada e manter sua amplitude de movimento articular.
Importante: Procure sempre um profissional de Educação Física para prescrever sua rotina de treinamento!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário